Após uma recente cerimônia em Rabat, Marrocos, a l’Aménagement de la Vallée du Bouregreg (Agência de Desenvolvimento do Vale de Bouregreg) constatou que os projetos arquitetônicos serão cedidos para Zaha Hadid Architects. O programa incluirá três espaços teatrais, espaços fechados que consistem em 2050 lugares e 520 lugares, e um anfiteatro ao ar livre totalmente equipado para até 7000 pessoas. Os teatros compartilharão as instalações da casa, reduzindo de forma eficiente o tamanho dos serviços necessários de construção. Estúdios criativos também serão incorporados neste espaço cultural. O Grande Teatro de Rabat possui um custo estimado em 120 milhões de Euros.
No vale de Bouregreg, no coração de Rabat, o Grande Teatro será parte de um dos maiores desenvolvimentos em Marrocos. Este teatro, com este desenho inovador e infraestrutura de ponta, certamente será um marco para a cidade e região.
Tomando direção do adjacente rio Bouregreg, o desenho fluído atravessa varrendo o chão e estendendo-se para o céu. Os auditórios estão envolvidos pelo edifício esculpido, que se volta para o solo, derretendo-se na paisagem.
Sr. Essakl, Diretor de Manejamento da Agência de Desenvolvimento do Vale de Bouregreg disse: “O Grande Teatro é parte de um programa nacional de desenvolvimento cultural iniciado por Sua Majestade Rei Mohammed VI. A construção do Grande Teatro permitirá que Rabat apresente sua herança cultural como um dos maiores centros culturais do mundo.”
Zaha Hadid compartilhou sua complacência dizendo: “Estou muito contente por construir o Grande Teatro em Rabat. Marrocos possui tradições musicais únicas e uma rica história cultural em seus espetáculos artísticos, que são famosos em todo o mundo. Estou honrada em fazer parte do desenvolvimento cultural da capital da nação”.